Edna Lautert

Faço do tempo um elemento na eterna tentativa de construir uma vida com mais graça e com mais cor.



quarta-feira, 29 de junho de 2011

A falência da ética

Conta à lenda que há alguns anos os líderes do céu e do inferno estiveram reunidos para convocar uma assembléia geral. Queriam discutir sobre o futuro de um País de carnaval chamado Brasil. Chegar a um entendimento para promover a ordem. E, caso o tempo permitisse, promover uma mudança de cardápio: queriam trocar a pizza, recheada de gordura trans, para uma dieta mais light. Isso porque estava constatado que o excesso de pizza era a causa do aumento de peso registrado na população. Mas vejam bem, essa comilança de pizza não possuía co-relação com o fato de o País viver inundado em podridão não.
O líder do inferno decidiu impor algumas regras, como não queria que nada desse certo,  caprichou nas condições: para existir a assembléia, nesse dia seria proibido mentir, ludibriar, enganar, roubar, desviar dinheiro público, andar com a mulher do vizinho, paquerar a melhor amiga da esposa, roubar doces no caixa do supermercado, enganar criancinhas ou pega-las no colo para garantir votos, e por ai vai.
O líder do céu preparou a minuta do acordo. Mas, como os funcionários do inferno estavam em greve por falta de pagamento, a assinatura teve que esperar para o dia seguinte. Um amigo do amigo do oficial de despacho acabou comentando o assunto. E os termos do acordo foram parar nas mãos da imprensa. Que lascou a notícia em primeira mão.
E, foi aí que tudo aconteceu: lideranças de todo o Brasil estavam mobilizadas para participar da assembléia. Mas, ao saberem das condições do acordo, resolveram boicotar o evento, antes mesmo de ele começar. Deflagrou-se uma greve geral no País e, a partir deste dia, morreu a ética, a vergonha, o respeito, o caráter, a moral.
Alguns movimentos de resistência sobreviveram, enquanto o País lança, a cada dia, uma pizza de novo sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário